A função social da escola sempre foi construída em função do contexto político, social e educacional em que se situa. Por isso a educação escolar e as certezas de seu papel também estão em constante mutação na constituição histórica dos sistemas educativos.
A escola, como instituição social, estabelece um vínculo ambíguo com a sociedade. É parte dela e por isso, trabalha para ela, formando indivíduos necessários a sua manutenção.
A escola, entendida como espaço sócio-cultural, possui um espaço próprio, ordenado, em dupla dimensão: institucionalmente, por um conjunto de normas e regras e quotidianamente, por uma complexa trama de relações sociais entre sujeitos envolvidos (PCN, 1997).
O mundo atual constitui ao mesmo tempo um desafio para a educação, porque o universo do conhecimento está sendo revolucionado tão profundamente que não pode permanecer desatualizado. É importante repensar permanentemente o papel da escola, a teoria pedagógica, a didática, os currículos, a organização escolar, a relação professor-aluno. É preciso que haja interação entre várias áreas de conhecimento e adaptar o conteúdo do currículo para cada série. Este deve ser visto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação a educação das crianças, assim ele deve ser construído com a participação de todos que estão envolvidos no processo educativo.
Os programas escolares não levam em conta as diferenças sociais. Exigem os mesmos produtos avaliam da mesma forma, ensinam da mesma maneira crianças que tem vidas muito diferentes. A escola deve ser articulada com a vida.
Para tanto o nosso pensar, refletir e agir sobre como ensinar e aprender são de essencial importância. Para isso é importante a formação continuada dos educadores, a pesquisa, a observação do processo ensino-aprendizagem que é feito em três dimensões. A humana, a técnica e a político-social (Candau, 1999). A articulação das três dimensões é o objetivo de uma nova formação de ensino-aprendizagem.
Todo trabalho desta instituição social, que é a escola, está e deve estar voltada para a realidade. Os homens criaram-na com essa finalidade a aperfeiçoaram para isso e sucatearam-na para impedir a compreensão e a transformação da realidade. Cabe retornar a finalidade primeira da escola. É preciso fazer a escola para os alunos e não o inverso (Bock; Furtado; Teixeira, 2001)
Vanessa Machado
O TAL DO ERRO
Há 13 anos
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