"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Arte na Educação Infantil

O processo artístico é percebido pela criança de uma maneira diferenciada da forma como o adulto percebe a arte. A criança vivência a atividade artística de forma plena, para o mundo infantil a expressão artística nada mais é que a expressão de seus sentimentos. A criança através da arte dá contorno aos seus sentimos, ela não vê a arte da mesma maneira que o adulto observa a expressão artística pelo seu lado artístico, pela perfeição.
É preciso ter cuidado ao trabalhar com arte no universo infantil, deixar que de fato a criança manifeste sua expressão artística, o que ela realmente sente para que ela possa se desenvolver sem interferências negativas ao seu processo na arte sem críticas que possam inibi-la, deixa que a criança aproprie-se de sua arte, desenvolva seu potencial de criação, que se sinta estimulada.
A interferência do adulto no trabalho artístico infantil se for de maneira autoritária, onde o adulto impõe limites na criação da criança e ditam métodos tidos como correto à visão do adulto, faz com que a criança sinta-se inibida, e não sinta segurança no seu processo artístico e com isso não venha mais ficar motivado a criar, a expressar a sua arte que é algo espontâneo e começar a procurar modelos corretos para imitar. Deixando de lado a sua arte, que é a expressão do que ele sente que faz parte do seu universo, uma maneira que a criança tem de demonstrar sua visão de mundo, o que acontece no seu interior, uma forma de trabalhar o seu desenvolvimento pessoal.
A arte da criança é livre e o adulto ao expressar sua visão sobre arte que a criança está a criar, influencia de forma negativa. Pois a criança irá deixar de criar um trabalho artístico livre e sofrerá as influências que o adulto exprimiu sobre a sua arte.
A criança também deve ter a oportunidade para criar os seus desenhos, pois é através da expressão artística que a criança se desenvolve e aprende, relacionando imaginário e realidade. Pois a criança expressa na atividade artística parte de sua realidade (medos, alegras e tristezas). Portanto um desenho já pronto ao qual a criança não tem a oportunidade de expressão limita a criança e não auxilia, ou pode auxiliar pouco no seu desenvolvimento, os tornando dependentes de padrões.
A exposição do trabalho artístico infantil também pode vir a inibir a criança, pois para o adulto essa arte é vista pelo lado estético pelo seu valor material. E a criança vê sua arte como de forma espontânea, como parte de sua realidade.
O professor de arte deve orientar o aluno de forma que este se sinta estimulado a expressar sua arte, para que o aluno possa desenvolver seu lado criativo o que é benéfico para o seu desenvolvimento e não ficar preso a modelos. O professor de arte deve estar consciente da importância da arte na vida da criança e de que maneira a interferência do professor vai beneficiar ou não, esse processo artístico.

Neilza Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário