"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dos diretores de cinema para os de escola

Costurando nossa “Colcha de Retalhos” não poderíamos deixar de dar sugestões de filmes educativos, tanto para os professores como para os alunos. Além de relaxar, eles informam e formam idéias a respeito das coisas do mundo e como nos sentimos nele.
As profusões de imagens que nossa sociedade gira, faz-se necessários que usemos na sala de aula recursos audiovisuais que além de didáticos são dinâmicos e adequados, dotados de linguagem própria, possibilitando relacionar conteúdo com a pratica.

A escola é um intenso cénario de vida em que desemboca todo tipo de questões social, familiar e pessoal, muitos filmes e documentários, têm demonstrado a aproximação da realidade, com conteudos propicios à reflexão, podendo ser vistos com a turma, com a equipe de trabalho ou mesmo em hora de folga.
A aprendizagem é um processo continuo em que o aprendiz constroi significados por intermedio das experiencias vivenciadas, cabe ao educador tornar-se um articulador da aprendizagem, um criador de experiencias e de ambientes que promovam estas aprendizagens como transformar o sua sala de aula numa sala de cinema, pelo menos uma vez ao mês.

Há uma infinidade de filmes, documentários e desenhos animados que aborda a solidariedade, o companheirismo, a conscientização de uma forma lúdica e divertida, outros que tratam da violência, abusos infanto juvenil enfim mostrando-nos uma realidade que infelizmente vivenciamos no dia a dia. O ideal é selecionar trechos dos filmes que acharmos significativos e de fácil compreensão para trabalharmos com as crianças.

Quem sempre dirige o espetaculo, aula após aula, depois de um estafante dia de trabalho deve e merece assistir de camarote bons filmes, é só preparar a pipoca.

Até mais...


Eliana


Nenhum comentário:

Postar um comentário